5 conselhos da OMS para manter uma dieta saudável no Natal (e além)

5 conselhos da OMS para manter uma dieta saudável no Natal (e além)

A Organização Mundial de Saúde, consciente do grave problema da obesidade no mundo, não baixar a guarda no Natal, desde então, compartilhavam uma série de recomendações que devem ser capazes de manter uma dieta saudável no momento mais difícil do ano para faze-lo. ‘O que nós comer e beber pode afetar a capacidade do nosso corpo para combater infecções e propensos a desenvolver problemas de saúde no futuro, tais como obesidade, doenças cardíacas, diabetes e vários tipos de câncer’, diz o organismo internacional.

Segundo a OMS, os ingredientes exatos de uma dieta saudável dependem de vários factores, tais como idade e atividade que temos, e os tipos de alimentos disponíveis no local onde vivemos. Mas, independentemente de onde viemos, há algumas dicas comuns para nos ajudar a melhorar nossa nutrição e que devemos continuar além das festividades do Natal.

5 dicas da OMS para uma dieta saudável no Natal
1. Dieta variada Nenhum alimento contém todos os nutrientes necessários, por isso é necessário incorporar em nossas tipos diferentes de dieta, como trigo, milho, arroz, legumes, muita fruta e legumes frescos e alimentos de origem animal (carne, peixe, ovos ou leite). E evite, tanto quanto possível, que eles sejam alimentos processados.

2. Menos sal, mais saúde. A ingestão excessiva de sal é outro fator que devemos controlar, uma vez que indexa diretamente a pressão arterial e podemos estar mais expostos a doenças cardíacas e derrames. A OMS recomenda um consumo máximo de 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá.

Leia também: Kifina funciona

3. Reduza o consumo de gordura e óleo. A gordura é necessária em nossa dieta, mas não é a mesma que a da carne branca ou peixe acabado do que da carne vermelha. Também é importante evitar alimentos processados ​​ricos em gordura, se quisermos reduzir o risco de obesidade, doenças cardíacas e derrame. Evite fritar alimentos e optar por outras formas de preparo, como fervura ou cozimento a vapor, também é recomendado.

4. Cuidado com o açúcar. Neste ponto, todos devemos estar bem claros de que o consumo de açúcar pode ser o prelúdio de problemas de saúde sérios e crônicos. Infelizmente, é muito presente em muitos alimentos e bebidas e, geralmente, não estão cientes dos valores que comemos por isso é aconselhável para evitar doces, refrigerantes, bebidas energéticas, doces e em geral todos os produtos processados ​​contêm mais ou menos explicitamente açucar

5. O perigo do álcool. Para a OMS, não existe uma dose segura de consumo de álcool e não faz parte de uma dieta saudável, por isso deve ser evitado tanto quanto possível. E não apenas os efeitos prejudiciais para a nossa saúde, como danos ao fígado, câncer, doenças cardíacas e doenças mentais e consumo também afeta nosso comportamento e pode levar a consequências graves e lesões, especialmente se estamos atrás do volante.

Leave a Reply